#30coisasprafazerantesdos30

2.       Praticar algum esporte radical


              Se tem uma coisa que eu adoro na vida é a emoção, em todos os sentidos. Adoro montanhas russas, virar de cabeça pra baixo e ano passado descobri que adoro toboáguas de 90º, principalmente se forem bem altos rs. Então, tinha quase certeza que amaria viver experiências intensas como pular de parapente, asa-delta ou paraquedas, ou os três! Hehehehe...
              Então, esse item veio parar na minha lista porque eu realmente queria viver alguma dessas experiências pelo menos uma vez na vida, e acabei fazendo isso para comemorar o meu aniversário de 30 anos. A previsão era que eu fizesse isso no dia do meu aniversário, mas quando cheguei lá o vento não estava colaborando, com isso tive que adiar para o dia seguinte.
             Quando o instrutor me disse no telefone que o vento não estava bom na tarde do dia 22, eu fiquei triste pois queria que o vôo fosse no dia do meu aniversário. Mas não hesitei em tentar remarcar para o dia seguinte, mesmo sabendo que teria que acordar mais cedo, pois para mim o importante era fazer o vôo. 
              Além de não desistir, me apeguei à esperança de que conseguiria voar no dia seguinte e fui aproveitar meu dia: fui grata por conhecer um lugar tão lindo como o Parque da Cidade no dia do meu aniversário, tirei fotos com as minhas amigas de muitos anos e fomos felizes tomar café com nosso amigo que não pôde ir ao parque. Lição número um: as coisas podem não acontecer no tempo que queremos, mas vão ter outras coisas acontecendo no decorrer da vida e por isso, o tempo PRESENTE tem que ser vivido do jeito mais entusiasmado possível.
                No dia seguinte minha amiga Tereza de disponibilizou a ir comigo, e então partimos bem cedo rumo ao Parque da Cidade. Quando chegamos lá, o vento estava bom e então tive a certeza que conseguiria fazer o salto.  Lição número dois: às vezes ficamos chateados porque queremos que algo aconteça em determinado momento, mas aquele pode simplesmente não ser o melhor para vivermos algo plenamente. O importante é NÃO DESISTIR.
         O resultado foi que não foi sacrifício algum acordar no dia seguinte pois eu estava muito empolgada com o projeto, o dia estava mais bonito e instrutor disse que se eu tivesse feito no dia anterior à tarde eu faria numa rampa diferente da que eu fiz, onde a vista não era tão bonita. Ou seja: nas pequenas e grandes coisas da vida, DEUS SABE O TEMPO EXATO EM QUE AS COISAS DEVEM ACONTECER. E quando elas acontecem da maneira dele, são sempre mais maravilhosas do que podemos imaginar. 
               Fui então me preparar para o salto. Coloquei os equipamentos de proteção, os que eram necessários para o vôo e fui treinada pelo Pepê, o instrutor. Na hora do salto eu pulei de barriga, e fiquei por alguns segundos naquela posição de superman, como ele mesmo brincou hehehe. Mas como ele dominava a técnica e estava ali comigo, ele mesmo corrigiu a minha posição sem eu nem perceber, e então eu fiquei na posição correta e pude aproveitar o vôo. O fato de eu confiar totalmente nele para fazer aquilo fez com que eu não tivesse medo de pular, pois sabia que se eu fizesse algo errado ele me ajudaria e no final daria tudo certo. Lição número três: exatamente o mesmo acontece no relacionamento com Deus. Eu preciso apenas confiar totalmente Nele e na Sua soberania. Assim ele poderá me levar a vôos cada vez mais altos e experiências mais fantásticas.
               Além da experiência fantástica por si só, vivi algo que a fez ainda mais incrível: "dirigi" o parapente! Isso mesmo, meus amigos! O Pepê foi me dizendo o que fazer e eu fui obedecendo, me deu vontade até de fazer um curso para aprender a pilotar sozinha hahahahaha!  Lição número quatro: Para aproveitar o vôo da vida eu preciso seguir exatamente todas as instruções que Deus me der, como aconteceu quando o Pepê me deixou guiar o parapente por alguns minutos. Assim além de voar, eu vou aprender coisas novas e ser alguém melhor, alguém como Ele deseja que eu seja.
              Mais do que uma experiência maravilhosa, foi um momento para refletir sobre tudo que escrevi antes, no meu primeiro dia com 30 anos. Adorei ter feito a minha listinha das 30 coisas pra fazer antes dos 30, pois mesmo que não tenha feito exatamente tudo, as coisas que eu mais queria aconteceram. Vou então preparar a lista das 100 coisas pra fazer antes dos 40! Tenho 10 anos pela frente, vamos que vamos! :D
                                                                         Dispensa legenda! :D

#30coisasprafazerantesdos30

16.    Ler pelo menos um livro sobre finanças;

 Lidar com dinheiro sempre foi um desafio pra mim. Como meu pai costuma dizer, sou uma pessoa muito intensa. Pra mim a questão com o dinheiro nem tem muito a ver com coisas que quero comprar e sim com experiências que quero viver. Por exemplo: um shopping inteiro em liquidação não é tão atraente pra mim quanto uma viagem com preço bom pra um lugar que eu sempre quis conhecer, ou um jantar num restaurante incrível, ou um show de uma banda/cantor (a) que eu sempre quis assistir. Mas a intensidade é a mesma dos casos anteriores: chego a ser compulsiva, o cartão de crédito acaba se tornando um perigo pra mim nesses momentos onde eu me deixo levar pela vontade de fazer coisas interessantes. 
Esse ano tem sido um desafio para todos nós brasileiros no que diz respeito às contas: gasolina só aumenta, contas só aumentam, itens no supermercado só aumentam. E com isso a grana, que já não é tão farta rs, acaba se tornando um item que necessita de MUITA atenção.
Na terça-feira passada comecei a participar de um grupo de estudos relacionado à finanças, junto com outras pessoas lá da igreja. Chama-se Crown e tem a duração de três meses. A primeira tarefa é ler o livro "O seu dinheiro", e pelo que eu já li creio que esse realmente vai ser um tempo de mudanças importantes na minha vida. É isso que tenho pedido a Deus :).

Momento leitura no carro na hora do almoço... que Deus me ajude nessa caminhada!


#30coisasprafazerantesdos30


4.       Fazer aulas de canto

Estava #observando a minha listinha e vi que tinha um item não riscado dela: as aulas de canto.
Coloquei esse item aí mas na verdade ele é uma constante em minha vida. A música voltou a fazer parte dos meus dias depois que viemos para Curitiba, devido à necessidade da igreja, em 2009. Desde então tem sido muito aprendizado e muitas experiências felizes. Fiz algumas aulas antes de colocar esse item na lista, mas vou destacar uma experiência marcante que aconteceu esse ano: o Louvação.
Me empolguei de participar porque o Paulo, que trabalhou na nossa igerja na Penha quando estávamos lá, seria o regente. Ao meu ver ele é um dos músicos mais competentes do meio batista, então eu precisava aproveitar essa oportunidade, já que a música tem sido uma parte tão importante da minha vida. Tivemos aulas de técnica vocal e coral. Valeu a pena! E que venham muitas e muitas e muitas e muitassss..... aulas, aprendizado e música!

Amigos fazedores de música! :)

                                                             Girls just wanna sing! =P

#30coisasprafazerantesdos30

21.    Participar de uma corrida de rua

Essa até eu duvidaria se me contassem hahahaha. Mas sim: participei de uma corrida de rua!
Duvidaria porque até bem pouco tempo atrás, eu não correria nem 100 metros! Lembro que há uns dois anos uma amiga me chamou para jogar futebol todos os sábados de manhã, e eu mal conseguia ficar os 40 minutos totalmente focada no jogo, isso que eu nem corria todo o tempo! Meu condicionamento físico passou longe de ser atlético (bem como meu corpo rs). Mas coloquei esse item na lista das 30 coisas antes dos 30 porque queria tentar me superar.
Cheguei a pensar em desistir, mas o pessoal do trabalho me incentivou a participar mesmo sem ter treinado tanto... e o resultado foi que eu me surpreendi comigo mesma, me superei e consegui completar os 5 km em cerca de 45 minutos.
Minha próxima meta é treinar sério (se os meus exames estiverem ok), pela manhã. Esse ano terei compromissos todos os dias praticamente à noite, com isso se eu quiser treinar, terá que ser pela manhã. Será uma grande conquista pra mim se conseguir fazer isso... além de ser um passo importante na conquista do percentual de gordura/ qualidade de vida desejado.
Por hora estou muito feliz de ter participado da minha primeira corrida! Que venham as próximas!

Primeira medalha que ganhei na vida relacionada a esportes! Que emoção!

              Montagem que coloquei no Instagram. A Queila, que pra mim é um exemplo de superação, foi comigo e me deu a maior força! Deus realmente cuida de todos os detalhes :).

#30coisasprafazerantesdos30

28.    Ir jantar/ almoçar em algum restaurante que sirva comidas que eu nunca comi.


      Adoro experimentar coisas diferentes! Se tem algo que me deixa feliz é isso: a possibilidade de me surpreender, principalmente quando o assunto é comida.
      Boa de garfo que sou, não poderia ignorar essa faceta na minha lista de 30 coisas pra fazer antes dos 30. Tem muito ainda o que explorar e conhecer nesse tema... quero passar a vida experimentando e conhecendo novos sabores! Descobri, por exemplo, que adoro carne de alpaca! Se encontrar no Brasil, compro e preparo um almoço pra família! :)

Carne de alpaca! MARA!

Lomo saltado, outro prato típico peruano.

Boatos que o nome dessa fruta é "ciciliano", mas não achei no google! Rs... bem, o importante é que o suco dela é uma delícia! Tomei no mercado municipal de Cusco.


   Muitos aplausos para a comida peruana! Tudo que comi por lá foi delicioso!










#30coisasprafazerantesdos30

1.       Viajar para algum país em que a língua principal não seja inglês nem português.

Até semana passada, tinha ido a três países: EUA, Angola e África do Sul. Só dava inglês e português na minha vida!
Precisava ir para um país onde eu não dominasse a língua, para ver como me sairia. 
O resultado foi engraçado: quando eu notava que a pessoa falava inglês, só conversava em inglês. kkkkkkkkk... quando notava que não falava, tinha que prestar atenção a cada palavra e me fazer entender também. Muitas vezes isso incluia gestos, mostrar coisas sobre as quais falava e etc rs.
Com esse detalhe da língua, notei que fiquei mais "esperta", digamos assim, pois precisava pegar o que a pessoa estava dizendo e às vezes isso acontecia quando entendia uma ou duas palavras da fala, por exemplo em restaurantes, lojas e aeroportos isso facilitou muito a minha vida.
Conseguir entender pelo menos um pouco do espanhol foi importante para mergulhar na cultura deles também. Uma cultura tão linda e tão rica como a do Peru não pode passar despercebida no mundo mesmo. Saí de lá com uma vontade absurda de estudar mais línguas. Isso nos conecta uns aos outros e aos lugares onde estivermos :).

Muita lindeza!

      Viagem de trem mais linda da minha vida.

#30coisasprafazerantesdos30

27.    Viajar sozinha.

Estou aqui agora no sofá de casa, um dia depois de uma das experiências mais lindas que tive na vida: viajar sozinha para um lugar que sempre quis conhecer.
A história começou assim: sempre que via fotos de Machu Picchu, pensava: um dia eu preciso ir lá! E alimentava esse sonho, mas como minhas condições financeiras eram restritas na época da faculdade rs, sabia que esse e tantos outros objetivos só poderiam ser realizados depois que eu me formasse e estivesse trabalhando.

Então, logo que entrei oficialmente no mercado de trabalho, comecei a fazer planos, a estabelecer metas que queria conquistar nessa fase da vida, ou seja, início de carreira: queria aprender a dirigir e comprar um carro, aprender línguas/aprimorar meu inglês, estudar ferramentas de programas de computador que pudessem facilitar minha vida no trabalho e ir pra Machu Picchu. Rs, pois é, essa viagem era algo que eu queria muito fazer e por ser um lugar especial, com todo um encanto único, eu queria fazer agora,

Os planos que tinha graças a Deus foram se concretizando e eu ficava pensando: Falta Machu Picchu. Olhava passagens e elas estavam caras. Mas insistia. Até que meu facebook começou a ser bombardeado com links a respeito de promoções pra lá! Pensei: é agora!! E então, entrei num desses links e vi que estava mesmo bem mais barato... como estava perto de receber a primeira parcela do meu décimo terceiro, aproveitei e comprei logo à vista. Não perguntei se ninguém podia ir comigo, se alguém conseguiria entrar de férias nesse mesmo período... só sabia de uma coisa: eu queria ir pra lá, com ou sem companhia.

Alguns amigos viajaram sozinhos na época e falaram do quanto a experiência foi rica para eles. Eu já tinha viajado semi-sozinha, digamos assim rs, por exemplo quando fui fazer intercâmbio na Disney, quando fui participar dos projetos do Alfa e Ômega... mas nesses casos sempre havia um grupo certo que eu encontraria, fora que na maioria desses casos eu já tinha falado com as pessoas que iriam comigo antes da viagem em si, ou, no mínimo, sabia que conhecidos estariam lá também. Mas assim, sozinha total, sem conhecer ninguém no país, sem saber quem estaria lá... não.

Comecei a ficar com vontade de viver essa experiência (tanto que ela veio parar na minha lista =P), mas deixei rolar: contei para os amigos que estava indo, alguns tentaram marcar férias no mesmo período mas não conseguiram, outros tentaram mas o trabalho também foi empecilho... e no fim, eu acabei mesmo indo sozinha.

No avião indo de Curitiba pra São Paulo, minha primeira parada, eu estava desesperada. Rs. Me achando maluca, me perguntando por que estava fazendo isso, pensando em todas as zicas possíveis que poderiam ocorrer. No aeroporto fiquei conversando pelo celular com minhas amigas, falando do meu nervosismo e elas sempre dizendo que eu ia rir de estar me sentindo assim naquele momento, que a viagem seria incrível e que eu ia querer fazer isso muitas outras vezes depois dessa primeira. 

Comecei a orar pedindo a Deus que me acalmasse e me ajudasse a viver aquela experiência da melhor forma possível. Logo que desci em Lima, senti uma paz absurda, aquela que vem do próprio Deus. Entendi que não estava sozinha lá, que aquele lugar era do Deus que habita em mim, e que Ele usaria tudo que fosse preciso pra cuidar de mim naqueles dias. E aí, quando compreendi isso, relaxei e comecei a viver uma das experiências mais marcantes da minha vida até agora.


Conheci pessoas de várias partes do mundo, caminhei sozinha pelas ruas de Cusco, explorei Machu Picchu como bem entendi, tirei fotos de detalhes que pude observar porque estava sozinha e, portanto, mais concentrada em observar tudo à minha volta. Pude entender a importância de me respeitar e conhecer meus limites, pude experimentar os sabores que queria, pude decidir o que me faria mais feliz em cada momento e simplesmente fazê-lo. Pude lembrar que o mundo é muito maior do que a gente acaba pensando por causa da correria do dia-a-dia, que os sonhos foram feitos pra se tornarem realidade e por isso, não podemos desistir nunca. 

Foi muito lindo, muito especial. Abaixo algumas fotos desses dias tão tão felizes:

Feliz!


Olha que visitante fofo! <3 p="">


Perdida pelas "ruas" de MP.


Não precisa de legenda essa última foto, né?! Olhar pra ela e todas as 82746246 outras que tirei aumenta a minha fé :).





#30coisasprafazerantesdos30

30.    Planejar um almoço em família e fazê-lo inteiro sozinha. Planejar o cardápio e comprar todos os ingredientes também!

Que vergonha... eu em plenos 29 anos de idade nunca tinha feito isso! Sempre que participo da preparação dos almoços/jantares aqui em casa é dando uma acessoria à minha mãe. Nunca tinha chamado a responsabilidade de prepará-lo e muito menos, de comprar tudo para fazê-lo. Mas ahááá, meus problemas "se terminaram-se"!! Hahahahahaha..
Hoje foi dia das mães e eu sou muito grata a Deus pela minha. Cuidadosa, carinhosa, especial. Todos que passam por ela percebem que ela é uma mulher maravilhosa. E eu não só passei por ela, eu vim dela! Hehehehe :).
Entãããão, escolhi esse dia para preparar meu primeiro almoço inteiro para a família! Lá vai o acontecimento em fotos:


Carrinho de compras!!



Making off da sobremesa: brownie de nutella, que foi servido com sorvete de chocolate branco!

Brownie pronto! #dyvo

Mesa posta! Mãe, pai, tchuco e Rosângela, nossa convidada!

Macarrão ao molho alfredo, feito com massa italiana e queijo grana padano!

Travessa de filé mignon ao molho madeira <3 .="" font="">

Meu prato! Houve mais um depois desse hehehe =P


A grande verdade é a seguinte: eu gosto de cozinhar! Só que como é algo que eu faço pouco, ainda não é um talento mega desenvolvido, digamos assim... mas agora eu me empolguei! Vão ter outras sessões depois dessa!! =D

O que restou desse almoço foram dois pedaços pequenininhos de carne e um potinho minúsculo do macarrão... parece que o pessoal gostou =P. Mas sem dúvida, quem mais gostou fui eu de ter conseguido preparar uma comida gostosa para a família, em especial para a minha mommy que eu super amo <3 .="" p="">



#30coisasprafazerantesdos30

14.    Estudar inglês para fazer o TOEFL novamente

Essa "tarefa" está na lista pois tem a ver com projetos pós 30: estar preparada para oportunidades que possam surgir fora do Brasil.
A primeira experiência que tive fora foi quando trabalhei na Disney. Foi há quase 8 anos atrás... minha primeira viagem internacional e já para trabalhar na maior empresa de entretenimento do mundo! Participei do processo seletivo meio que pra dar a cara a tapa e acabou rolando. Foi incrível! Através dessa oportunidade fiz minha primeira viagem paga com meu dinheiro: nada mais nada menos que NY!! Fora todos os momentos de diversão em Orlando e o relax na casa da minha tia em Maryland.
O tempo passou, de lá pra cá eu me formei, estou há quase 4 anos trabalhando (se somar estágios em empresas + emprego), e tem um desejo  que eu gostaria de viver: ter uma experiência fora do Brasil relacionada à minha profissão. Um curso, um tempo trabalhando... um mestrado! São tantas possibilidades... seja lá o que for, o ponto básico se eu quiser viver isso seria um inglês fluente. Eu falo inglês, mas o meu estava um tanto enferrujado... com isso eu agarrei a oportunidade que a minha empresa deu de pagar metade de um dos melhores cursos de inglês de Curitiba. Lá eu sou avaliada através do TOEFL, então tem sido uma ótima chance de ter resultados melhores do que o que eu tive na primeira vez que fiz a prova.
Abaixo o video que mostrei na primeira apresentação em inglês que fiz lá, sobre o Playing for Change, pra começar bem a semana :).



#30coisasprafazerantesdos30

10.    Montar um diário de gratidão

A primeira vez que ouvi a respeito dessa idéia foi através desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Mq8gAB_sUY8. O vídeo é fofo e me fez pensar sobre isso... as pequenas grandes coisas que acontecem no dia-a-dia e que passam batidas, e esquecemos de agradecer. 
O diário de gratidão tem sido um exercício para mim. Mas um exercício muito bom de ser feito, afinal, eu definitivamente tenho muito, mas muuuito mais a agradecer do que a pedir! 


                                                      "Sou grata pelo meu trabalho e por tudo que consegui
                                                                          através dele nos últimos anos."

                                                           "Grata por pertencer a uma família espiritual."


                                                    "Tenho um Deus que não deixa minha esperança morrer =)."

                                                                   "Pela minha família =) <3 .="" font="">

"É bom chegar em casa e passar tempo com a família. Estamos
planejando um jantar especial amanhã =)."

Tem muitos trechos onde agradeço por coisas pequenas mas que me fizeram feliz, como encontrar uma música que eu gostava, ter passado uma tarde com novas pessoas, ter jantado uma comida deliciosa... em todos esses momentos eu olhei para todas as coisas que me fazem feliz  e agradeci por elas. Quero continuar fazendo esse exercício e olhando para as tantas e tantas bênçãos com as quais Deus me cerca!

#30coisasprafazerantesdos30

24.  Ir a um show de comédia que me faça ficar com dor na barriga de tanto rir;

Nessa semana eu, Zocs e Vini fomos no show do Fábio Rabin. Aqui em Curitiba tem um festival de teatro super conhecido, onde vêm atores de todo lugar e de todos os estilos. Sempre vou ver nem que seja uma pecinha e eu sempre tendo a curtir mais as de comédia, quem me conhece sabe hehehe.
Sou super fã do Fábio Rabin desde a época do Furfles, da MTV. E quando vi que ele viria, pensei: não posso perder isso!! E aí calhou da Zocs estar aqui bem no dia e aí fomos nós três. Além de eu ter chorado de rir, foi ótimo pra colocar o papo em dia com a amiga!

Rabin! CHO-RO com ele hahaha!

                                                                              Nozes! 


Em breve mais atualizações! Vamo que vamooooo! ;P


#30coisasprafazerantesdos30

9.       Viajar com meus melhores amigos

Eu, Tereza, Mari, Soido e Fabiola nos conhecemos na Federal de Química. Em comum eu, eles e nossos colegas tínhamos as histórias de como conseguimos passar no concurso. Mas a afinidade imediata se deu, a princípio, entre eu, Mari e Tereza. O Sóizinho estava sempre sorrindo e me chamava de menina grande rs... no primeiro ano a Fabs andava com outro grupo, mas sempre nos demos bem. No segundo ano da escola começamos a passar o dia inteiro juntos, e era divertido demais! Os almoços, as matadas de aula na veiga de almeida ou no shopping tijuca, os estudos nas bibliotecas da vida... e foi nesse ambiente e nessa fase deliciosa de nossas vidas que nossa amizade começou. E se passaram 14 anos, mudanças de estado, de estado civil, de namorados, de faculdades, de trabalhos... mas em todas as fases nossa amizade permaneceu lá, e embora às vezes demorássemos pra nos ver mais do que gostaríamos, quando nos víamos nada mudava. Eles são os meus melhores amigos, aqueles que sei que sempre terei e que sabem que sempre terão a mim. Foi nossa primeira viagem todos juntos, que venham muitas e muitas e muitas!

No barquinho na Guarda do Embaú

Na festa de Reveillon na Praia do Rosa... #somostodoslindos

Fomos assistir o primeiro nascer do Sol de 2015 na praia do Rosa... lindo!!!


Dias muuuuuito felizes! :)